Em uma tarde alegre na terça-feira (24), centenas de pessoas estivem na OAB Contagem para a abertura da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, idealizado pela Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa Idosa de Contagem. A abertura foi realizada em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da OAB Subseção Contagem, e teve como objetivo dar visibilidade à temática do envelhecimento, promover a inclusão social da pessoa idosa, contribuir para o aumento da autoestima e combater o isolamento social e a depressão.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, informou que a Prefeitura de Contagem oferece políticas públicas que atendem a esse público e valoriza a qualidade de vida, fazendo com que a pessoa idosa tenha acesso a vários serviços. “Aqui no município, no governo do prefeito Alex de Freitas, o idoso tem prioridade. Cotidianamente, vamos construindo, junto ao conselho e a superintendência, possibilidades para que possamos melhorar a vida desse idoso que, em alguns casos, está abandonado, escondido e fora da vida social. Só vamos conseguir converter esse quadro quando a sociedade também abraçar essa causa. Uma sociedade saudável é uma sociedade que preserva, cuida, respeita e atua favoravelmente a seus idosos. E é nesse objetivo, sob determinação do prefeito Alex, que a Prefeitura de Contagem trabalha”, afirmou o Lino ao abrir o evento.
O presidente da Subseção da OAB Contagem, Sanders Alves Augusto, também deixou sua mensagem durante o encontro. “Essa não é somente a casa do advogado, mas também é a casa da cidadania. Estamos recebendo todos vocês com muito prazer. Nós, como advogados, não podemos fugir da nossa responsabilidade de, em primeiro lugar, cuidar do cidadão e, em segundo lugar, auxiliar o ministério público naquilo que for preciso. Agradeço a Prefeitura e ao Marcelo Lino pela parceria e pela confiança na OAB. Podem ter certeza que estaremos sempre de braços abertos para recebê-los e ajudar no que for necessário”, disse.
Com a palestra “Linhas que contam histórias - envelhecer e viver”, o advogado Marco Antônio Costa, também conselheiro da OAB Contagem e da Consep, delegado de Prerrogativas da OAB MG e membro de diversas Comissões da OAB Subseção Contagem, abordou sobre as fases na vida. “Falar para vocês é falar um pouquinho do que quero viver e quero chegar um dia. Reclamamos tanto de envelhecer, mas será que quem é velho é quem tem 100 anos ou 1 ano? Será que temos tantas coisas para contar com 20, 30 ou 40 anos? Só vai ser jovem eternamente quem envelhece, quem tem história, vida e quem tem coisas para contar que um menino novo nunca vai ter. Envelhecer não é ruim, o ruim é envelhecer sem ter o que contar”, frisou.
A advogada, residente da Comissão de Valorização do Advogado da OAB Subseção Contagem e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Sandrelli Rois, realizou uma dinâmica de grupo com uma folha de papel. A advogada pediu para que todos amassassem a folha e depois tentassem voltá-la ao normal. “Assim como as folhas, uma vez impactada e colocada todas as energias negativas, a gente não consegue voltar atrás. Essa dinâmica é para repensar nos nossos atos. Temos que pensar que estamos aqui e dar o melhor que temos. A vida é uma troca. Assim como precisamos dos mais novos, eles também precisam de nós. Os anos que se passaram fazem com que nós tenhamos muito mais experiência”, disse.
Durante o evento, o público se emocionou e se divertiu com as apresentações do Grupo Seresteiros da Alegria; Grupo de Seresta do Sesc Contagem: Sesc 60+; Grupo de Convivência Saúde Sempre; com a peça “Quando a velhice chegar” e com Grupo de Dança do Centro de Referencia da Pessoa Idosa de BH com a apresentação de Dança Cigana. Também foi realizado o lançamento do livro: "Poemas de um pensador chorão", do Sr. Deusdedith, idoso com 84 anos e frequentador do Espaço Mário Covas.
Para finalizar o evento, a superintendente de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Maria Fontana, destacou a importância da promoção da qualidade de vida do idoso. “O envelhecer é o processo de passagem pelo tempo. Envelhecer significa acumular conhecimentos e experiências. Nós temos que passar pela vida, aproveitando os ensinamentos que são dados e, assim, fazermos da nossa caminhada um enriquecimento e uma conquista de sabedoria. Temos que colocar os talentos a serviço do outro. Então queremos convidar vocês, nessa semana da valorização do idoso, para levantar a cabeça e dizer: sou idoso, sim, com muito orgulho”, conclamou Fontana.
Os idosos presentes ficaram felizes com a tarde agradável de um início de uma semana de muitas atividades. José Alves, de 80 anos e participante da Dança Cigana, ficou emocionado. “Sempre falo que nós fazemos a universidade da vida e nunca tiramos o diploma, pois nós estamos sempre aprendendo. Quando achamos que a gente sabe, descobrimos que tem alguém que sabe mais do que a gente. Cada dia é muito importante e um aprendizado”, finalizou, compartilhando delicadeza e sabedoria.
Confira a programação: Data: 26/09 Horário: 14h às 17h Local: EBV Mário Covas Palestra com Rodrigo Costa – Coordenador Estadual da Política Pública para a Pessoa Idosa. Data: 27/09 Horário: 9h Local: EBV Luiz Palhares Dia da Saúde (Aferição de Pressão e glicose) Data: 27/09 Horário: 9h30 Local: EBV Mário Covas Festival Programa Vida Saudável Data: 27/09 Horário: 13h Local: Ginásio Califórnia Bailão Data: 27/09 Horário: 14h Local: EBV Luiz Palhares – Café com bingo e Bailão Data: 27/09 Horário: 14h Local: Espaço do Saber Lian Gong para alunos do espaço e atividade: Amigo Planta com dinâmica Data: 30/09 Horário: 9h Local: Espaço do Saber Dia Mundial do Idoso – 01/10 Atividades simultâneas em cada EBVs Mais informações pelo telefone do Conselho: 3911-4937 / 3392-2813